sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Grupo de Estudos

Nos dias 23 e 24 de janeiro o Grupo de Estudos  do NTE se reuniu para discussão do capítulo 3º da obra Ética e Competência de Terezinha Azeredo Rios. A discussão foi direcionada pela Profª. Nilde, diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e Competência. 14ª Ed. São Paulo, Cortez. 2004. (Col. questões da nossa época)
Capítulo 3. As dimensões da competência do educador

A autora inicia este capítulo com um questionamento sobre o significado do Educador na sociedade brasileira em todas as suas implicações sócio-políticas. Sendo uma entidade concreta, a escola cumpre funções predeterminadas em nossa sociedade, caracterizada por uma série de contradições específicas que refletem-se na função social do educador.
Para dimensionar o bom desempenho desse profissional, propõe o conceito de Competência como sendo o "saber fazer bem". Definição que mesmo não encontrando respaldo em dicionários de Língua Portuguesa, reflete bem a maneira como o senso-comum e os profissionais da área pedagógica a percebem.
Essa Competência desmembra-se em dois horizontes básicos, o Técnico, e o Político, sendo o técnico relativo aos domínios específicos da área em que o educador atua, sua especialidade no campo do conhecimento, e o político relacionado a contextualização de seu papel no plano maior da sociedade.
Além dessa dictomia, o próprio "saber fazer bem" possui as dimensões do "Saber", e do "saber Fazer", que podem ser traduzidos como os campos Teórico e Prático.
Em seguida, a autora admite ser o conceito de "Bem" histórico e relativamente definido, uma vez que uma definição mais Universal só poderia ser atingida, talvez, no terreno Ontológico e Metafísico, o que não serviria ao caso em questão.
O maior obstáculo para a compreensão e prática deste modo de se ver a Competência é, segundo a autora, uma insistente estanquização das dimensões, que insiste em separar e não relacionar o Técnico e o Político, tratando-os como se fossem valores não associáveis.
Outra problemática apontada é a romantização do conceito de "Bem" que leva muitos a pensar unicamente no "bem imediato", aquele que evita qualquer atrito no plano instantâneo do Presente, mas que muitas vezes desencadeia resultados nocivos a longo prazo. Insiste que o "Fazer o Bem" não se trata de assumir uma postura permissiva e excessivamente indulgente, mas sim agir de modo a beneficiar o aluno no futuro fornecendo-lhe uma boa base educacional.
Por se tratar de um texto curto e basicamente "definitório", adiarei a abordagem crítica para após a resenha do texto seguinte, que se segue na obra da autora imediatamente a este e que deste depende para sua plena compreensão.

http://www.xr.pro.br/Monografias/Educacao3d.html

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Inscrições para os cursos do Proinfo

Visando a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação (TIC), estão abertas as inscrições para: Curso de Introdução à Educação Digital (40h); Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) e Elaboração de projetos(40h).
Informações: Fone: (62)3357 - 4237 ou  pelo e-mail: nteuruacu@hotmail.com