segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Nova direção no NTE


O NTE/Uruaçu está sob nova direção. Desde o dia 24 a professora Formadora Divina Rosenilde Alves assumiu a função juntamente com a professora Formadora Joana D'arc Carvalho da Silva, no cargo de secretária. A subsecretária Dânia Wobeto esteve no NTE para confirmar a posse da nova direção e ainda falou das mudanças previstas para acontecer neste governo onde o foco principal são as mudanças significativas na educação de nossos alunos.

25 de janeiro de 2011

Encerramento da Fase Presencial-Proinfantil




No encerramento da fase presencial do Proinfantil, grupo III, esteve presente Drª Ivone Garcia Barbosa, Coordenadora da UFG/Proinfantil, Grupo de Estudos e Pesquisa da Infância e sua educação em diferentes contextos - GEPIED, que proferiu a palestra "Educação Infantil: Desafios na Formação e na Práxis Pedagógica".





Drª Ivone Garcia, a ATP Lucilene e os Professores Formadores do Proinfantil NTE/Uruaçu.

14 de janeiro de 2011

PROINFANTIL- Fase Presencial

Iniciou-se no último dia 10 mais uma fase presencial do grupo 03 -Proinfantil, no NTE/Uruaçu, com o objetivo de apresentar os conteúdos do módulo 04. O encontro tem duração de 10 dias com uma carga horária de 72 horas.
Os professores formadores utilizam dinâmicas e oficinas para apresentação dos conteúdos.

6 de janeiro de 2011

Início das atividades - 2011




O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho. Peter Drucker


Dando continuidade ao trabalho realizado em 2010, os professores formadores e gestores do NTE, retomam as atividades, realizando estudo, planejamento e replanejamento das ações já previstas para serem desenvolvidas no ano de 2011.
A diretora Maria de Fátima acolheu a todos, falou das expectativas para o ano e encerrou com uma mensagem/oração de sua autoria.

21 de outubro de 2010

Reunião com os Gestores das Escolas Públicas - Uruaçu


UNIDADES ESCOLARES PRESENTES
Col.Est. Polivalente
Col.Est. Joana D'arc
Col.Est. Bernardo Sayão
Col.Est. Alfredo Nasser
Col.Est. Aeroporto
Esc.Est. Luiz Carlos da Mota
Esc.Est. Vila Dourada
Esc.Est. Dr. Francisco de Azevedo
C.A.E.E - Betinho
E.M. Feliciano C. De Freitas
E.M. Vilanir de Alencar Camapum
E.M. Evang. Presbiteriana
E.M. Oscar B. De Souza
E.M. Profª Lastênia
E.M. João de Jesus Antunes
SREU – Uruaçu
SME - Uruaçu

Apresentação aos Gestores do curso: Biblioteca Escolar - Tesouro a explorar



No dia 20/10-quarta-feira foi realizada uma reunião com os gestores da rede pública da SRE e SEMEC de Uruaçu, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância da realização do Curso Biblioteca, Tesouro a Explorar e a modulação dos bibliotecários segundo o perfil das Diretrizes da SEDUC.

A estrategia utilizada para a sensibilização foi rádio de Patio com 2 (duas) de programação.

A programação foi recheada de entrevistas e depoimentos feitos pelos presentes sobre o funcionamento das bibliotecas existentes nas unidades escolares.
A profª Santina que é dinamizadora da biblioteca do colégio Bernardo Sayão, falou sobre o seu trabalho que vem desenvolvendo na biblioteca e também a importância de gostar de ler para exercer essa função de dinamizadora. Falou sobre o projeto “A viagem fantástica aos livros”que está desenvolvendo com os alunos.
O seu blog que é um sucesso http://bibliotecacebs.blogspot.com/
Acesse e deixe o seu recado
A profª Fátima Lima gestora do NTE – Uruaçu falou sobre o perfil do dinamizador de Biblioteca.
  • Deverá ser um professor leitor e assumirá a coordenação do projeto de incentivo à formação de leitores da escola, responsabilizando-se por criar situações metodológicas e ambientes propícios à leitura, à pesquisa, ao hábito de leitura e incentivo aos trabalhos literários, por meio de projetos, ações e atividades motivadoras, inovadoras, lúdicas, cênicas, culturais etc;
  • Ter domínio de informática básica;
  • Ser responsável, solícito, organizado, dinâmico, expressivo, pontual e assíduo;
  • Ter noções de organização e arquivamento de acervo bibliográfico.

Curiosidade do mês!!!














Você sabe como surgiu o Dia do Professor?
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar–se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou–se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Disponível em:

7 de outubro de 2010

Projeto Longe da Rota - Polivalente

Boa noite, hoje tivemos uma grata surpresa ao ser informada que o Colégio Polivante está com uma reportagem publicada no Site da Secretaria da Educação, sobre um projeto que está em andamento nesta unidade, cujo título é: Longe da Rota, disponível para leitura no seguinte link: http://www.see.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2429. Parabéns aos professores, gestores e comunidade escolar pelo excelente trabalho. Vocês estão de Parabéns pelo sucesso.

Encontro Nacional Proinfantil


Do dia 28/09/2010 a 01/10/2010 as professoras Eliana Cardoso e Nilde Alves do encontro nacional do PROINFANTIL em Salvador – Bahia, Mód IV - Grupo III.
Marcaram presença representantes dos 18 estados que participam do programa grupo III, alem de
equipe de formadores e coordenadores de 13 Universidades Federal, assim como a equipe da secretaria da Educação a Distancia do MEC.
O objetivo maior de discussão sobre a Educação Infantil assim como as áreas temáticas que contemplam o programa na oportunidade o secretario da EAD Carlos Eduardo Bielschowsk , fez um relato histórico da EAD na ultima década, referiu-se a qualidade que esta hoje representa na educação do pais, rememorou o caminhar de programas como Proformação e Proinfo e a credibilidade dos mesmo. Ressaltou a relevância no investimento na formação de professores dos NTEs,, apresentando possibilidades de novos cursos de especialização , como Educação Infantil para os professores formadores das Agencias Formadoras. Também apontou a grande demanda que ainda existe na formação dos profissionais da Educação Infantil.