quinta-feira, 30 de junho de 2011

Encerramento do Módulo IV - PROINFANTL G3

Dia 21 de junho foi a última jornada mensal e também encerramento do curso '"Proinfantil - grupo 3".
No primeiro momento dançamos a alegre "Dança do coco" e uma quadrilha no auditório do NTE e contou com a presença das tutoras: Cícera Ribeiro Barros Villaça, Maria da Glória Costa Nogueira, Marilza Dias de Souza e Magna Aparecida de Oliveira Souza, e dos professores formadores, e coordenação do Proinfantil.
Foi um momento de entrosamento e alegria contagiante além de saborearmos deliciosas comidas típicas.

21 de junho de 2011

Vem ai a eleição para Diretor do NTE/Uruaçu!

O NTE terá a partir do dia 28 de junho, conforme a PORTARIA Nº 2783/SEDUC, a eleição para diretor, o que é uma grande conquista.
A candidata do NTE/Uruaçu, Nilde Alves, após ter sido aprovada na primeira e segunda etapa desta processo, envolveu todos os funcionários do NTE na elaboração de seu plano de gestão de forma democrática e eficaz.
Aguardamos este momento na expectativa de novas e frutuosas mudanças.

7 de junho de 2011

Encerramento do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC-100h

O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h na Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio em Rubiataba-Goiás, encerrou-se no último dia 31 de maio. Durante o curso os professores refletiram sobre o papel da escola, a função do professor e o papel do aluno neste novo contexto educacional, a identidade profissional e a necessidade de aprender ao longo da vida e ainda conheceram algumas possibilidades pedagógicas inovadoras.
Confira abaixo algumas coletâneas de cursistas no encerramento do curso:

Vejo que este curso muito contribuiu para a nossa prática educacional, cada uma das etapas tem seu valor e apesar do pouco tempo de curso aprendemos muitas coisas importantes e aprimoramos outras”.

Este curso trouxe bastante contribuição na transformação do ensino-aprendizagem dos educandos, transformando o meu pensar e a minha formação para trabalhar com os alunos visando aprimoramento e enriquecimento para mim e para os demais”.

Vejo que o uso da tecnologia no ensino questiona a capacidade do professor de definir, não só como e quando usar a tecnologia, mas também, o porquê e para quê usá-la, levando-o a assumir novas atitudes e compromissos com a sala de aula”.

A parte teórica é muito importante para o desenvolvimento do aluno, mas apenas a teoria se torna chata, então devemos conciliar os dois (teoria e prática) para que se torne mais forte ainda o estimulo para que nossos alunos possam aprender com mais alegria e amor. E tudo o que fazemos quando gostamos fica mais fácil de aprender”.

O professor além de conhecer precisa saber usas as mídias, aplicá-las no seu cotidiano de sala de aula, transformar suas aulas em momentos agradáveis, permitir que o aluno libere sua criatividade, mostre seu real potencial, que ele sinta prazer em aprender (que ele vivencie o Sabor do Saber)”.

Sucesso a todos os professores da E.Mul. Rivaldo Santana Sampaio.
Prof. Formadores: Maria Lúcia e Hernando

23 de maio de 2011

Encerramento do Curso Projetos de Aprendizagem

O Curso Projetos de Aprendizagem 40 horas, iniciado no mês de abril no Colégio Estadual Pedro Alves de Moura, com a participação de professores dos Colégios: Pedro Alves de Moura e Raimundo Santana do Amaral, com asprofessora formadora Dirce Reges Crispim Sousa e no Colégio Estadual Gilvan Sampaio no município de Rubiataba, com a professora formadora Marli Regis Vieira, foram encerrados no dia 17 deste.
Os cursistas elaboraram e desenvolveram os seguintes projetos: Mães que brilham; A Geração da Poesia Romântica e seu Contexto Histórico; Pequenas Atitudes e Grandes Resultados; Desafio Poético; Resolução de Problemas(Matemática) e O que você pode fazer para melhorar o mundo? Com o encerramento dos cursos esperamos que todos passem a trabalhar "Currículo e Tecnologias", na práxis pedagógica criando situações didáticas onde os alunos aprender-se-ão enfrentado obstáculos para construção de novos saberes.

Parabéns professores pelas ações realizadas durante o curso.








As Escolas Municipais Vilanir de Alencar Camapum e Presbiteriana II participam de mais um curso de capacitação para professores ministrado pelo NTE - Uruaçu, sob a orientação dos professores formadores: Adriamar de Fátima Oliveira Souza e Hamilton Fernandes de Souza. O curso está centrado no aperfeiçoamento do uso de tecnologias no fazer pedagógico. No dia 20/05/2011 cumprindo mais uma atividade proposta na agenda do curso, os professores reuniram-se com o intuito de realizar a produção de vídeos como mais uma sugestão pedagógica para a inovação e enfatização de conteúdos a serem ministrados, visando aprimorar o conhecimento dos educandos nas referidas instituições educacionais.


Escola Municipal Feliciano Custódio de Freitas
Foi realizado no dia 19/o5/2011, na Escola Municipal Feliciano Custódio de Freitas, mais uma etapa do Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h, no período matutino contando com a presença dos professores daquela unidade escolar. A agenda foi elaborada visando a construção de mais conhecimentos relacionados à prática pedagógica baseada no pensamento de estudiosos da educação como Maria Elizabeth B. de Almeida e Maria Elisabette B. Brito Prado com os textos: Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo e Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações de Maria Elisabette B.Brito Prado. A leitura dos textos gerou muitos comentários construtivos no aprimoramento dos conhecimentos dos educadores envolvidos.

Parabéns a todos vocês: professores compromissados com a educação de nossas crianças!!!

Dia das mães - 07 de maio


Mãe, alguém muito especial provindo de Deus que traz dentro de si a semente do amor que faz proliferar a humanidade. Você, mãe é um exemplo de sabedoria,de carinho, de consolo, de segurança que conforta todo e qualquer coração em desalento. Como é poderoso quem tem este porto seguro para ancorar. Por esse e por vários outros motivos, agradecemos sua presença tão pertinho de nós. Obrigada, mamãe por você existir em nossa vida.Você merece milhões de beijos e afagos.
Parabéns em seu majestoso dia!!!

5 de maio de 2011

E. Mul. José Machado da Silva conclui curso de Introdução à Educação Digital


No dia 04 de do mês de maio os professores da E. Mul. José Machado da Silva, em São Luís do Norte, concluíram o curso Introdução à Educação Digital - 40h, iniciado em abril deste ano. Esperamos que todos tenham aproveitado o curso e, a partir de agora, possam aplicar os conhecimentos adquiridos no seu fazer pedagógico da sala de aula.
Parabéns aos cursistas que estiveram conosco. Desejamos a todos que a vontade em prosseguir e aprimorar a prática pedagógica e o uso adequado das TIC em sala de aula seja uma constante.
Professores Formadores: Hernando e Zulmira

26 de abril de 2011

Celebre a Páscoa com alegria!

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).
Celebre a Páscoa com alegria!
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Se estamos celebrando a nova vida, lembremo-nos de Jesus Cristo, que ao morrer na cruz, ressuscitou ao terceiro dia, e ensinou-nos o caminho do perdão, da humildade, da fraternidade, do amor ao próximo, enfim, o caminho da vida. O NTE de Uruaçu celebrou a páscoa com a presença da Irmã Diná, que fez uma bonita celebração enfatizando a necessidade do amor na vida das pessoas. Finalizando, foi feito um gesto concreto, semelhante ao de Jesus Cristo, que lavou os pés dos discípulos. A dinâmica foi a de lavar as mãos uns do outro demonstrando amor fraterno.
FELIZ PÁSCOA EM OUTRAS LÍNGUAS...













15 de abril de 2011

Fase Intermediária- Proinfantil

Curso Projeto de Aprendizagem





Iniciamos no dia 12/04 em Rubiataba-GO o curso " Projetos de Aprendizagem", que desenvolve-se com base n articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola e o contexto da sala de aula, e a reflexão sobre a prática com a integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento. O curso esta sendo ministrados para os professores da rede estadual de ensino dos Colégios: Pedro Alves de Moura, Colégio Estadual Raimundo Santana do Amaral a Professora Formadora Dirce Reges e Colégio Estadual Gilvan Sampaio a Professora Formadora Marli Regis. Na oportunidade foram Elaboradas algumas propostas de Projetos de Aprendizagens pelos cursistas em sua pratica pedagógica. Fizemos um resgate histórico das ideias de alguns educadores que influenciaram a educação. Nesse percurso, ficam evidenciados os princípios que surgiram como ideário de educação, sendo que muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula. O curso tem a duração prevista de dois meses, viabilizado pela formação a distância com o uso de um ambiente colaborativo de aprendizagem com suporte no eproinfo e de outras tecnologias de forma integrada.
Parabéns a todos os que participaram deste momento de formação.

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC


No dia 08/04 em Rubiataba aconteceu o 1º encontro do curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, realizado na Escola Municipal Rivaldo Santana do Amaral para os professores da rede municipal, ministrado pelos professores formadores Maria Lúcia e Hernando. O curso tem uma carga horária de 100 horas, na modalidade presencial e a distância. O curso desenvolve com base na articulação entre, por um lado, a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, dos cursistas e dos formadores, bem como a reflexão sobre a prática; e, por outro lado as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento do currículo nas distintas áreas de conhecimento. Assim, o currículo do curso, propõe que teoria e prática se integrem desde o início: o cursista trás sua experiência para o curso e, simultaneamente, leva os conhecimentos para a sua prática. O curso esta acontecendo em parceria entre NTE e Secretaria Municipal de Educação.
Parabéns a todos os que participaram deste momento de formação.

7 de abril de 2011

Eleição do Conselho do NTE de Uruaçu

No dia 4 de abril do corrente ano,às 16:00 horas no Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu, realizou em assembleia geral a eleição para novos membros de Conselho Escolar e da Diretoria do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes, os mesmos foram eleitos e empossados.
Presidente:PF. Adriamar de Fátima de Oliveira Souza;
Tesoureiro: PF. Lindomar José Rocha;
Suplente de Tesoureiro: PF. Dirce Reges Crispim Sousa;
Secretária: PF. Rúbia Rosa Guerra Marques;
Suplente de secretária:PF. Maria Lúcia Messias de Souza Oliveira;
Conselho Fiscal: PF. Marli Regis Vieira;
PF. Simone Gomes da Silva Lima;
PF. Hernando Ferreira Simão.
Suplente de Conselho Fiscal: PF Hamilton Fernandes de Souza;
PF. Sandra Mara Alves Nunes;
Agente Administrativo Educacional: Lucimar José Borges Fernandes.