quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novidades

Olá pessoal, o Pólo Uruaçu está aguardando vocês com novidades! E dessa vez, temos um dinamizador que surpreendeu pela iniciativa de apresentar e divulgar o Colégio em que trabalha, através de um vídeo que ele mesmo produziu. Venham Conferir!

19 de maio de 2010




Participem...Aguardamos todos vocês, para juntos incentivarmos o prazer da leitura, da escrita e tantas outras habilidades importantes para o desenvolvimento de nossos alunos!
Vamos participar! Afinal temos o prazer de estar contribuindo no processo de desenvolvimento do referido Colégio e é claro dessa ação.

16 de maio de 2010


Novidades na Blogosfera NTE/Uruaçu-GO


Olá pessoal temos novidade em nossa Blogosfera!

Acessem o link do Pólo Uruaçu-GO e descubram qual é o Projeto que ja faz parte do Mapa do Brasil do Portal do Professor.

E como estamos construindo uma comunidade Blogueira com fins educacionais, não se esqueçam de visitar o Blog do referido projeto e deixar um recado para a professora responsável. Abraços fraternos e até a próxima!

Encontro Nacional do Proinfantil


Como todos devem ter acompanhado em nossa Agenda, no período de 10 a 14/05/10 aconteceu em Natal – RN a Executiva e o Encontro Nacional do Proinfantil – Grupo 3 - Módulo III.

Participaram do evento representantes das Universidades envolvidas, das equipes de Gerenciamento de cada estado: EGG. E um representante de área do proinfantil a nível de estado. Os participantes a nível de Goiás foram: LE – Fabiana, VN – Rúbia e ISC- Nilde de Uruaçu, ML – Andréia,OTP – Marineuza, LC – Adriana de Rio Verde, FE - Izildinha e Coordenadora – Vilma de Anápolis

A abertura foi feita pelo Diretor de Produção de Conteúdos e Formação em EAD do Ministério da Educação-MEC-Demerval Guilarducci Bruzzi:demerval.bruzzi@mec.gov.br , que dentre outros aspectos, fez um breve histórico do Proinfantil, salientou sobre as iniciativas envolvidas e elogiou os resultados obtidos pelo mesmo.

O decorrer do encontro foi marcado por palestras, mini-cursos e oficinas de áreas temáticas.

No último dia do encontro, a Coordenadora do Portal do Professor Carmem Prata esteve presente para continuar com o processo de divulgação do mesmo e mostrar que os Livros do Proinfantil também estão no Portal. Na oportunidade também apresentou um pouco do acervo direcionado a Educação Infantil.


Para evidenciar o crescimento do Portal, ela mostrou alguns números que podem ser observados no gráfico e no texto abaixo:

Acessos 2.940.592 visitas - 147 países - 1.992.791 visitantes únicos - + 120.000 inscritos



O Banco Internacional de objetos Educacionais também foram explorados pela mesma, que explicou que nesse momento o Banco possui 9.702 objetos publicados, 2.817 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 1.274.486 visitas de 159 países
A próxima etapa do Grupo 3 agora é o Encontro Estadual do Proinfantil, que ocorrerá em Goiânia de 24 a 27/05/2010, com todos os integrantes das Agências Formadoras do Estado.

12 de maio de 2010


Aluno Integrado – Curso de Qualificação em Tecnologia Digital


O Curso de Qualificação em Tecnologia Digital é uma Ação do Proinfo / Ministério da Educação, sendo uma proposta da Secretaria de Educação a Distância – SEED e Secretaria de Educação Básica – SEB em parceira com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime.

O encontro para formação dos formadores a nível estadual ocorreu em Brasília do dia 03 a 07 de Maio de 2010. Participaram do encontro representante do MEC, das Universidades envolvidas e os professores formadores de tutores de cada estado. A Secretaria do Estado de Goiás foi representada por dois Professores Formadores: Marli Regis Vieira do NTE de Uruaçu e Edmar Mota do NTE de Jataí. Estes professores foram capacitados na nova plataforma do ambiente e-proinfo: http://e-proinfo.mec.gov.br/

Como ação do Proinfo, o curso visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e comunicação – TIC, tornando o educando apto a auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

O curso também, em função de sua modalidade à distância, contribui para inserir no contexto do ensino médio nacional, a cultura da EAD, suas linguagens, processos e métodos.
Trata-se de um curso que será ofertado em parceria com universidades públicas, secretarias estaduais de educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME. Todos atuando de forma integrada visando o seu bom desenvolvimento e o sucesso do aluno.

O curso Qualificação em Tecnologia Digital foi desenvolvido para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de ensino, que estejam cursando a partir do oitavo ano que tenham acesso a computadores conectados na WEB e que tenham pelo menos 10 (dez) horas semanais disponíveis para participação no curso. Participarão 85 mil alunos de todo país.

O encontro estadual será no dia 18 e 19 de Maio em Goiânia e as Professoras Formadoras do NTE de Uruaçu Dirce Reges e Ivone Barroso, participarão do encontro e atuará como tutoras no curso de Qualificação em Tecnologia Digital.

6 de maio de 2010


Blogosfera NTE Uruaçu-GO - 2010


A equipe NTE Uruaçu-GO se orgulha pela competência em acompanhar o ritmo exigido pelas Unidades Escolares. Por isso, estamos em um processo de consolidação de uma "Comunidade Blogueira", chamada Blogosfera NTE/Uruaçu-GO a partir da confluência de todas as Unidades Escolares jurisdicionadas a este NTE.

É importante ressaltar que o termo Blogosfera compreende uma: comunidade de “blogueiros”, internautas que mantém blogs e dialogam entre si, seja através de comentários ou posts comentando o blog alheio. (http://informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm)

Para melhor viabilizar o atendimento a todas as escolas, temos desde o ano passado 05 Pólos, que possuem seus respectivos Blogs, cujos endereços estão a esquerda.

Assim, os Blogs dos Pólos serão utilizados para divulgar ações realizadas nas Unidades Escolares, bem como promover a interação entre todos os dinamizadores e demais membros da comunidade escolar.

Um outro espaço preparado só para você é a Agenda On line do NTE, que foi criada para tornar mais visível as ações desenvolvidas por este NTE.

Também faz parte de nossa rede o Blog da TV Escola e do Salto para o Futuro.

Convidamos a todos para faz parte de nossa comunidade. Uma Comunidade Blogueira que foi criada para auxiliar as Unidades Escolares a aprenderem a interagir e divulgas ações que estão desenvolvendo.

Coloquem o nosso endereço como link de seu Blog, usem o Mural de Recados para falar conosco e acompanhem as novidades por aqui!

18 de abril de 2009


Boas Vindas...


































...Não há ferramenta comparada ao poder de um professor comprometido com a missão de educar.


Então... imagine esse professor, explorando as múltiplas linguagens oportunizadas pelas diversas tecnologias midiáticas disponíveis nas Unidades Escolares!


Imaginou?
O resultado, é claro, não poderia ser outro: A aprendizagem significativa dos envolvidos!!!


E é nessa perspectiva que o Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu-GO, tem construído ao longo de sua trajetória uma experiência em potencializar o fazer pedagógico a partir das reais contribuições das tecnologias disponíveis na unidade escolar, a partir do investimento na valorização do profissional docente e consequentemente na formação do educando como sujeito de aprendizagem.


A equipe do NTE de Uruaçu-GO atende diversos programas e projetos propostos pelas parcerias entre MEC/SEED/SEE/COED/SRE, no que se refere à formação continuada e em serviço dos profissionais da educação, assessoria pedagógica de Unidades Escolares, tutoria em cursos à distância e semipresenciais, orientação a diversos segmentos da comunidade no que tange a pesquisas, acesso ao acervo da TV Escola, Salto para o Futuro, desenvolvimento de oficinas técnico-pedagógicas e parcerias com Instituições de Ensino Superior.

O eixo de formação está centrado na abordagem construcionista e na formação continuada em serviço, dentro de uma perspectiva pautada na construção e reconstrução da práxis pedagógica a partir do tríplice movimento de reflexão, teorizados por Schon: reflexão-na-ação, reflexão-sobre-ação e a reflexão-sobre-a-reflexão-na-ação.


Uma das premissas constantes no trabalho desenvolvido é a relevância de que a escola como um todo, através de um trabalho coletivo e colaborativo, assuma uma postura dialógica e filosófica sobre a apropriação das TIC, de forma que todos possam perceber-se como parte integrante e funcional desse processo e assim atuar em prol de um único objetivo: a aprendizagem do educando.