quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Webconferência - Formação de Tutores - 4º dia.



A escola como lócus de formação de professores” foi o tema de reflexão do quarto dia do Encontro de Formação de Coordenadores e Tutores. Este assunto foi abordado com sábias palavras da pesquisadora e educadora Maria Isabel de Almeida, da USP, que ponderou: “O nosso processo de formação precisa de alimento, este vem do estudo, da formação”.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Webconferência - Formação de Tutores - 3º dia


O terceiro dia de encontro ficou marcado pela palestra da Psicopedagoga Vera Maria Nigro de Souza Placco, da PUC-SP, que discorreu sobre o tema Gestão Pedagógica da Escola: funções e atividades do Coordenador Pedagógico. Em sequencia respondeu perguntas dos conferencistas.
No período vespertino as formadoras do CENPEC conduziram os trabalhos  propostos para este momento de formação dos coordenadores e tutores.

Webconferência - Formação de Tutores - 2º dia

Professoras do CENPEC: Maria de Lurdes Roque, Vera de Faria Caruso Ronca, Ivone do Canto Almeida e Denise Corrêa da Silva.
No segundo dia de encontro pela manhã, houve uma palestra com a educadora Alda Junqueira Marin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que falou de Organização e Planejamento Escolar (PDE, PPP, Planos Anuais), e logo em seguida respondeu perguntas e dúvidas sobre o assunto abordado. A tarde os tutores e coordenadores reuniram-se em salas ambientes para oficinas temáticas conduzidas pelas formadoras do CENPEC para aprofundar sobre o tema.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Webconferência - Formação de Tutores - 1º dia


O primeiro momento do encontro de Formação de Tutores Pedagógicos "trilhando novos caminhos" da região Norte de Goiás foi realizado com sucesso. O pedagogo Ocimar Munhoz Alavarse da Universidade de São Paulo (USP), falou da Avaliação da aprendizagem; avaliações externas e sua relação com a avaliação produzida na escola; currículo e expectativas de aprendizagem.