quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PROFUNCIONÁRIO



Nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2010 foi realizada a formação de tutores do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação “PROFUNCIONÁRIO”, no NTE/Uruaçu, para assumirem as novas turmas do grupo III que terá início no próximo dia 16 de outubro de 2010 com o primeiro encontro quinzenal. A professora orientadora do curso é a prof. Divanir Maria de Jesus Reis, do NTE/Uruaçu. As tutoras são Rosmita Ferraz Bruno do município de Niquelândia, Raquel Moreira da Silva do município de Niquelândia e Cirlene Fernandes da Silva do município de Alto Horizonte.
O curso PROFUNCIONÁRIO tem o objetivo de oferecer formação profissional, em nível médio a a distância, aos funcionários que atuam nos sistemas de ensino da educação básica.

PROINFANTIL


No dia 05 de outubro de 2010, aconteceu a 2ª Jornada Mensal do PROINFANTIL – Módulo III – Grupo III, onde foram analisadas as FAMs, observando os Portfólios dos cursista se estão coerentes com os relatórios das mesmas. Foi realizada uma oficina do Relatório Parcial no período da manhã, e contou com a presença da Articuladora Pedagógica ( ATP) Lucilene Santana Gonçalves que também participou da oficina, cujo objetivo era sanar as dúvidas das tutoras de como orientar as cursistas. Estavam presentes a coordenadora Eliana Cardoso de Lima, a APEI Maria Paula de Jesus e os professores formadores: Divina Rosenilde Alves, Fabiana Maria da Silva, Joana D'arc Carvalho da Silva, Lindomar José Rocha, Sandra Mara Alves Nunes, Rúbia Rosa Guerra Marques e Zulmira Lucas França e as tutoras Cícera Ribeiro Barros Villaça, Magna Aparecida de O. Souza, Maria da Gloria Costa Nogueira, Marilza Dias de Souza. A partir das 15:00 horas cada professor formador de acordo com a sua área temática sugeriu as tutoras de como apresentar aos cursistas a unidade 6. A reunião começou às 8:00 horas e encerrou às 18:00 horas, prefazendo uma carga horária de 8:00 horas.

26 de setembro de 2010


Oficinas de Blog no Pólos de Itapaci, Niquelândia e Rubiataba



Crie glitters aqui!


Essa postagem especial, tem o prazer de "Parabenizar os Professores Formadores do NTE Uruaçu: Adriamar, Dirce, Divanir, Marli e Sandra pelo desenvolvimento da Oficina de Blog nos Pólos de Itapaci, Niquelândia e Rubiataba.
Também fazemos questão, de parabenizar os dinamizadores que participaram das oficinas. Certamente, as atividades realizadas potencializarão a prática pedagógica dos mesmos, auxiliando na divulgação e socialização das ações realizadas em suas respectivas Unidades Escolares.

20 de setembro de 2010


Curso Tecnologias na Educação no Colégio Est. Bernardo Sayão

A equipe NTE tem orgulho em parabenizar os cursistas do Colégio Estadual Bernardo Sayão pelas excelentes atividades desenvolvidas no decorrer do Curso Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100 horas, no que tange ao hipertexto e hipermídia.
Os cursistas conseguiram com propriedade aliar teoria e prática, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem.
O Colégio optou por trabalhar a temática Meio Ambiente, uma vez que este é o tema da Feira de Ciências 2010. Três (03) grupos apresentaram hipertextos e hipermídias:

Grupo 01 - Professora Abadia e Terezinha desenvolveram atividades enfocando a quantidade de lixo gerada pelos diferentes países, salientando sobre o Brasil. Foram apresentados depoimentos de alunos sobre o tema em estudo.




Grupo 2 - Gestora Cleusa, professores Nilva, Sheyenne e Hellen abordaram sobre atitudes a cerca da produção e utilização do lixo. Foram apresentadas fotos das atividades desenvolvidas, bem como vídeos postados no Blog da gestora Cleusa, a respeito do tema.





Grupo 03 - De uma forma especial destacamos o projeto desenvolvido pelo grupo denominado Sustentabilidade, formado pelos professores Carlos Alberto, Santina, Mônica e Roseny que iniciaram um processo de reconstrução de uma nova postura ambiental, quando solicitaram que todos os envolvidos adotassem diariamente 3 atitudes para a preservação do planeta. Os alunos fizeram várias produções demonstrando muita criticidade e apoio ao tema, que inclusive foram mostradas através de um painel. O grupo fez camisetas para divulgar o projeto no sentido de todos vestirem a camisa do tema.
A professora Santina se emocionou no momento de fazer uma reflexão das ações elaboradas pelo grupo. Foi oferecido um bolo com o número 3 . O grupo encerrou sua participação indagando: E você? Quais são as 03 atitudes que pretende adotar para salvar o planeta?
Parabenizamos também a professora Formadora Marli Régis que com muita competência tem ministrado o referido curso, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade do fazer pedagógico da referida Unidade Escolar.




Na oportunidade a dupla pedagógica da SRE de Uruaçu Wanderly elogiou a ação
realizada pelos cursistas e também pelo NTE/Uruaçu-GO.
Também estiveram presentes as professoras formadoras Rúbia e Sandra que chamaram a atenção de continuar com as ações pós-curso, devido a relevância de utilizar na prática pedagógica o que está sendo aprendido nas formações. Trata-se de ir além dos cursos. O NTE oferece a formação, mas quem garante a implementação das atividades pós-curso é o profissional docente cursista com toda a sua bagagem e iniciativa.

12 de setembro de 2010


Orgulho em fazer parte da equipe NTE/Uruaçu-GO


Parabéns aos professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu-GO: Adriamar, Dirce, Divanir, Hamilton, Ivone, Lindomar, Maria Lúcia, Marli, Rúbia, Sandra, Simone e Zulmira, pela excelente atuação individual e coletiva durante a realização da Oficina de Blog como Recurso Pedagógico, que no dia 09/09/2010, no auditório do NTE.


Os participantes elogiaram a qualidade do trabalho desenvolvido e agradeceram ao empenho e simpatia da equipe que ministrou a oficina.

Fazemos questão de registrar aqui o nosso orgulho em fazer parte desta equipe que segue aprendendo a caminhar juntos rumo a um mesmo objetivo.

Curso Biblioteca: Tesouro a Descobrir


Aconteceu dia 10/09/2010 no auditório do NTE de Anápolis, o encontro presencial do Curso Biblioteca Escolar-Tesouro a Exporar, que visa a formação técnico-pedagógica dos professores dinamizadores de Biblioteca Escolar, para que o mesmo desempenhe sua função de modo a tornar a biblioteca um espaço contínuo de construção e reconstrução de conhecimento.
As professoras formadoras Rúbia Marques e Simone Lima foram representando o NTE Uruaçu-GO. OBS: No slide show acima temos registros de alguns momentos do encontro.
No dia 13/09/2010, a equipe do NTE de Uruaçu-GO iniciará uma formação interna seguida de planejamento com vistas a oferecer o referido curso para os dinamizadores de Biblioteca das Subsecretarias juridiscionadas a este NTE. Aguardem!

Oficina Blog como Recurso pedagógico


Foto representando as duas equipes repsonsáveis pelo evento. Gestora NTE Uruaçu-GO. Fátima Lima e Equipe da Subsecretaria Uruaçu-GO: Edina, Joscelina, Orlandina e Selma.
Uma educação de qualidade se faz pessoas trabalhando juntas em um prol do alcance de um único objetivo: aprendizagem do aluno. E foi exatamente isso que a Equipe NTE Uruaçu-GO e Subsecretaria fez no dia 09/09/2010 no auditório NTE Uruaçu-GO, trabalharam juntas rumo a Ressignificação do Ensino Médio, através do desenvolvimento da Oficina Blog como Recurso Pedagógico.

O objetivo da Oficina foi que os participantes compreendessem a relevância de utilizar o Blog como recurso didático-pedagógico com vistas a contribuir com a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem das Unidades Escolares que atendem a modalidade Ensino Médio.

Participaram da Oficina: Coordenadores da Ressiginficação do Ensino Médio, Dinamizadores do Laboratório de Informática Educacional de Unidades Escolares que aderiram ao projeto da Ressignificação.

Unidades Escolares participantes e seus endereços de blogs construídos e altualizados:


C.E. Marcionílio - Colinaçu-GO
C.E Castelo Branco - Ressignificação - Mara Rosa
C.E. Castelo Branco - Mara Rosa - GO
C.E. Tomáz Adorno - Niquelândia-GO
C.E. Joaquim Maria de Godoi - Niquelândia - GO
C.E. Paulo Francisco - Niquelândia - GO
C.E. Meira Matos - São Luís do Norte - GO
C.E. Alfredo Nasser - Uruaçu-GO
C.E. Polivalente - Uruaçu-GO
Em breve disponibilizaremos aqui as fotos do evento. Aguardem!

7 de setembro de 2010


Parabéns a todas as Instituições Escolares que participaram do Desfile Cívico 2010

Powered by fotomontagens.net/glittermania
A equipe NTE/Uruaçu-GO através deste Blog, faz questão de "Parabenizar a todos que participaram neste 7 de setembro, do grandioso Desfile Cívico 2010".

Felicitamos não só aqueles que tiveram o orgulho de desfilar, como também a toda comunidade que foi a Avenida Tocantins prestigiar o evento.


montagem de fotos

29 de agosto de 2010


Boas Vindas aos Novos Concursados da Sec. Mul de Educação de Uruaçu-GO



"Precisamos contribuir para a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola em que apaixonadamente diz sim a vida".
Paulo Freire


Valorizar a qualidade do Profissional Docente como estratégia para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, esse é o objetivo que une a Equipe NTE/Uruaçu-GO e a Secretaria Municipal de Educação de Uruaçu-GO.

Como estratégia para fortalecer tal parceria, foi realizado no dia 27/08/2010, no auditório do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Uruaçu-GO, no período de 08 as 12:00, um evento para recepcionar os novos concursados da Secretaria Municipal de Educação, dentro de uma perspectiva de iniciar o processo de formação continuada dos mesmos.
A Gestora do NTE Uruaçu-GO Mª de Fátima Lima fez a abertura do evento e salientou que tal momento era histórico, pois se concretizava ali, uma vontade de unir forças para transformar o atual contexto pedagógico. Na oportunidade ela cantou a música "Cadê Você de Moacir Franco
": Clique aqui e se emocione com a música.
Através da música ela convocou a todos a vestir a camisa da educação e a entrar em campo, dispostos a deixar sua marca enquanto profissionais comprometidos a fazer diferença. Para tanto, é imprescindível que cada um alimente e corra atraś de seu sonho, para que outros possam se espelhar e aumentar a corrente em prol da educação. Uma educação que não é discurso, que é feita no chão da escola.

O Secretário Municipal de Educação André Luiz enfatizou sobre a importância do trabalho em equipe para a concretização do concurso. E em seguida apresentou a equipe responsável pelo mesmo. Dentre eles destacou a professora Marcia Mendes como articuladora do concurso.
No decorrer do evento estiveram em pautas as seguintes temáticas:
- Tecnologias na Educação - Equipe NTE-Uruaçu-GO, representadas pelas Professoras Formadoras Rúbia e Simone.
- Educação Infantil - Equipe Proinfantil do NTE, representada pela Articuladora Pedagógica da Educação Infantil Maria Paula.
- Inclusão - Equipe de Inclusão da SRE-Uruaçu-GO representadas pela pedagoga Neusa e fonaudióloga Nilma.
O professor da rede municipal Cairo Terra abrilhantou o evento declamando a Poesia de Marcio Rufino a Maior Tecnologia da Educação, exaltando a relevância da função do professor enquanto mediador do fazer pedagógico!
No final do evento, as professoras Idelma e Marcia Mendes fizeram distribuição dos concursados nas Unidades Escolares Municipais.



25 de agosto de 2010


Formação Continuada



Acessando o site do Educarede (http://www.educarede.org.br/), encontramos um grupo de estudo, voltado para a cultura digital. Este grupo foi criado com o objetivo de apoiar educadores interessados em trocar experiências e debater com colegas de todo o Brasil sobre os desafios que as inovações tecnológicas da atualidade trazem para o cotidiano de ensino e aprendizagem na escola. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação é um tema emergente no mundo todo. Professores, acadêmicos e gestores dos mais variados países cada vez mais se dedicam a estudar formas de aproximar a escola das constantes inovações da sociedade provocadas pela era digital. Portanto, é importante que também façamos parte desta comunidade, acessem o link: http://www.educarnaculturadigital.org.br/default.asp, para conhecer um pouco mais sobre o propósito do grupo e realizar sua inscrição, clicando em Como Participar. Acessem, realize sua inscrição e divulguem aos dinamizadores, pois juntos fazemos a diferença na educação de nosso Estado e País.